Prédio do IAB São Paulo é medalha de prata
Prédio do IAB São Paulo é medalha de prata

O prédio sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil, unidade São Paulo (IAB São Paulo), referência da arquitetura moderna paulistana, recebeu medalha de prata pelo projeto de restauração do edifício inaugurado em 1950, no “Domus International Award for Restoratio and Preservation”, realizado na Itália.

Erguido entre 1947 e 1950, sob plano dos arquitetos Rino Levi, Roberto Cerqueira Cesar, Miguel Forte, Jacob Ruchti, Galiano Ciampaglia, Zenon Lotufo, Abelardo de Souza e Hélio Duarte, o edifício, localizado no centro da cidade, é reconhecido por sua estrutura independente, planta livre e fachadas recuadas nos dois últimos andares.

Depois de meio século, o espaço foi se deteriorando, como o próprio Centro da cidade, e perdendo seu prestígio e beleza ao longo dos anos, acabando com a fachada pichada, tapumes nas janelas e infiltrações. Hoje, tombado pelo IPHAN, com o auxílio financeiro do governo do Estado de São Paulo, e com projeto de restauro encabeçado pelo arquiteto Silvio Oksman, tem sua marquise recuperada, estancou-se as infiltrações e o prédio foi adequado às normas de segurança exigidas pelo Código de Obras Municipal e pelo Corpo de Bombeiros.

Copyright © 2016 DA - Diário do Arquiteto. By RealWorks Propaganda - Curtir Compartilhar Siga-nos no Instagram

Scroll to Top